Artigos

Comunicação Zul

Um dos termos mais usados, quando pensamos numa cidade grande, ou mesmo médias e pequenas, mas que estão inseridas num contexto urbano, é mobilidade. E não se trata apenas de transporte e trânsito, mas de todo o conjunto de ações que integram os agentes públicos e privados.

A mobilidade tem a ver com o uso do solo, com o ambiente no entorno de um empreendimento, com o trânsito de veículos, pessoas e animais. A abordagem do tema leva em consideração quase todos os setores da economia. Afinal, quem não precisa mover-se entre um ponto e outro?

As empresas de construção civil estão intrinsecamente ligadas ao tema e podem colaborar muito na prevenção através da colaboração com o planejamento urbano. Claro que os fatores mercadológicos sempre vão influenciar nas tomadas de decisões, mas é possível aliar questões de oferta de infraestrutura sem descuidar da natureza e do ser humano, nosso principal objetivo.

Dependemos do conjunto de políticas de planejamento urbano, transporte e circulação humana, fatores quase inexistentes na nossa sociedade, na maioria das cidades brasileiras. Mas há tempo de corrigir, mudar e prevenir.

Ao construirmos novos empreendimentos devemos levar em conta essas questões. Como o cliente vai se deslocar? Qual o impacto da obra naquela região? Quais os riscos de crescimento desordenado, como planejar para que todo o entorno possa melhorar?

Existem práticas, como o incentivo ao uso do transporte coletivo, que abrangem muitos outros problemas de ordem econômica e social, mas podemos estimular o uso da bicicleta, o uso de serviços próximos, melhorar a eficiência dos trajetos de transportes coletivos e de pedestres, enfim, existem muitas possibilidades.

A mobilidade e o planejamento urbano com foco na sustentabilidade significa uma diminuição importante de vários problemas que afetam o dia-a-dia dos cidadãos e os fazem fugir das grandes cidades. No entanto, as cidades de menor porte também estão sujeitas ao desordenamento se não for feito o planejamento.

Todas as pessoas tem a ver com estes assuntos, pense nisso antes das suas decisões.

  Central de Vendas

 

   
Av. Atílio Pedro Pagani, 115 - Pagani, | Sala 112 | Edifício Duetto Office
Pagani | PalhoçaSanta Catarina | CEP 88132-149
Fone (48) 3024-8299 e (48) 9129-9999
Mais Zul